iGuga! Levando a Palavra de Deus ao mundo

Facebook
MySpace
Twitter
Twitter
Google
Delicious
Digg
Wordpress
Email
Share
 
 

Projeto Bíblia Falada

 

O texto que se segue é de autoria dos responsáveis do site www.bibliafalada.org. Transcrevemos sem alterar qualquer parte, a fim de você obter mais informações sobre o Projeto Bíblia Falada cujo autor é Cornélio Augusto.

Saiba mais no site: www.bibliafalada.org

 

"Cornélio, eu não te entendo!". Esta talvez seja a frase que eu mais tenha ouvido pelas pessoas que me cercam. Sempre senti que as pessoas em geral não me entendem muito não. De certa forma, acho isso até legal. Me dá a sensação de que não sou uma pessoa simplória. Tudo o que faço tem um sentido específico, um significado maior, algo que precisa ser explicado, discernido, esmiuçado.

O que me trouxe a escrever este livreto foi a necessidade de me tornar mais compreendido pelas pessoas. Aqui tentarei expor tudo o que se passa em minha mente, tudo o que tenho feito, por que e para que tenho feito. Se você não não conseguir me entender agora, pode desistir de vez.

Sobretudo, quero demonstrar que tenho aspirações muito profundas. A vida não tem sentido se não buscarmos sua essência. E a essência está em Deus, em Jesus. Fora dele, tudo parece a mesma coisa. Querer a Deus é querer a verdadeira riqueza, a sabedoria, a inteligência, o amor e tudo o que existir de mais belo e sublime. É não se contentar com a miséria deste mundo.

Entretanto, as coisas de Deus são loucura para nós, humanos. A maneira como Ele fez, por que e para que fez toda a criação é algo que não conseguimos "engolir". Imaginar que ele fez essa quantidade de oxigênio toda, esse mundo de água dando sopa nos rios e mares, tudo isso de graça. Se fosse "eu", já estava rico. Cada pessoa respiraria o tanto de ar que quisesse, mas dentro de um rigoroso controle, computadorizado, pagando uma pequena taxa de utilização do ar. Porém, Deus fez tudo gratuitamente, nos dando possibilidade de viver intensamente sem custos adicionais. As coisas mais caras da vida são de graça: o sangue, o oxigênio, a luz, o corpo humano. O coração bombeia 24.000 litros de sangue por dia, sem fazer alarde, sem nos cobrar despesas de manutenção.

É essa maneira de pensar que me deixa impressionado. E tentar pensar como Deus é tarefa das mais difíceis. Achar a lógica dEle, é impossível. Mas o certo é que Deus pensa certo. É ele que está certo, e não nós na nossa miséria, buscando levar vantagem em tudo.

Basta. Deixarei as outras considerações para mais tarde. Se eu não tomar cuidado, escreverei todo o livro na introdução.

Deus e Eu

Nasci num lar evangélico, sendo o 4o filho de uma família de sete irmãos. Minha mãe se converteu aos 17 anos. Meu pai, apesar de não ser evangélico, não se opunha a que minha mãe desse aos filhos uma educação voltada para os princípios bíblicos. E fomos todos doutrinados e evangelizados pela vida a fora. Em todo tempo ouvíamos sobre a bíblia e seus ensinamentos, seja através de música, ou em pregações, na escola dominical, nos cultos domésticos, em todo lugar. Fomos todos sempre muito atuantes dentro da igreja, entretanto faltava-nos a todos uma experiência individual e real com Deus.

Aos 18 anos comecei a ter "sede". Via muitas pessoas dentro da igreja falarem sobre experiências maravilhosas com Deus, e senti que eu precisava disso também. Não queria conhecer o Senhor superficialmente. Queria agora alcançar a intimidade com Ele.

A mocidade da igreja onde eu freqüentava começou a ir aos montes da cidade para orar e buscar esse contato com Deus tão almejado por todos. Num desses dias, passamos cerca de três horas orando e pedindo que Ele nos tocasse. Nada acontecia. Estávamos de mãos dadas. Já desanimados, fomos inventando coisas para passar o tempo. Começamos a cantar músicas antigas, inventar moda; já estávamos "certos" de que seria mais uma experiência frustrada.

Num momento de silêncio, quando parecia que toda nossa criatividade em preencher o tempo estava esgotada, brotou dentro de meu coração uma oração, uma expressão que jamais esquecerei: "Senhor, obrigado porque tu estás aqui, tu e teus anjos a nossa volta." Parece simples o que eu disse, mas dentro de meu coração era como se meus olhos tivessem mais certeza de que Deus estava ali do que de que nós mesmos estávamos naquele monte.

De repente, comecei a sentir algo que jamais senti. Não conseguirei nunca explicar com palavras. Prazer, alegria, certeza, amor, justiça, misericórdia, tudo dentro de meu peito, queimando como fogo, Era um prazer tão grande que pulava e pedia para que o Senhor parasse, pois não estava agüentando aquela experiência. A partir daquele instante, não falava mais em português claro. Era um dialeto diferente algo como uma mistura de castelhano com italiano, que não vinha de minha mente, mas de meu peito.De repente me dei conta de que as pessoas que estavam ali me olhavam com certa incredulidade, não entendendo o que se passava comigo. Afastei-me do grupo e fui curtir aquela experiência sozinho, num canto do monte.

Olhei para a cidade iluminada, e comecei a recitar salmos: "El Senor es mi Pastor, nada me faltará!" Foi lindo. Pelo menos naquele instante, pois ali começava uma transformação intensa em minha vida. Já não era o mesmo Cornélio.

O maior problema que enfrentei por essa mudança radical foi a incompreensão de minha família e dos irmãos em geral. O que mais doía era ver as pessoas ridicularizando algo que para mim foi o começo de uma nova vida, a maior experiência que jamais tive, uma relacionamento genuíno com Deus.

A sede de Deus era cada vez mais intensa. Desliguei a televisão e só queria saber de Bíblia. Decorava textos e mais textos, aplicava-os em minha vida, expunha-me à Palavra de Deus como nunca; cheguei a comprar um dicionário grego para me aprofundar mais e mais nos mistérios da Bíblia. Eu queria Jesus, Jesus, Jesus, e só Jesus. Ah, que delícia!

Num certo dia eu estava em meu quarto chorando. Naquela semana eu havia dado roupas, meu relógio, meu toca-fitas zerado e outros pertences para outras pessoas, Havia lido na Bíblia que deveria dar os meus bens aos pobres. Eu queria aplicar tudo o que tinha direito. Estava embriagado com a Palavra de Deus. E meu choro era por causa da zombaria das pessoas que me cercavam. Riam de mim porque eu estava exagerando muito.

Orei pedindo a Deus uma palavra. Talvez eles tivessem razão. Não sabia se estava agindo certo ou errado. Abri a Bíblia e a primeira palavra que li foi: Cornélio (levei um susto). E o texto era Atos 10:3l: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas lembradas na presença de Deus.

Entendi que Deus estava se agradando de mim. Sou um homem chamado a dar tudo o que tenho. E, quanto mais dou, mais eu recebo. Não entendo essa matemática de Deus, mas acontece. Sou um homem comum, um exagerado. Dependo muito dos meus irmãos em Cristo. Quero a verdadeira riqueza, quero o verdadeiro poder, a sabedoria, a alegria, o domínio próprio. QUERO JESUS! DE VERDADE!

Bíblia Falada. Como Nasceu ?

Depois das primeiras experiências com Deus, muita coisa aconteceu. Hoje sou casado com uma linda esposa, tenho três lindos filhos, tudo é lindo! Porém a vida me trouxe muitas surpresas. A principal delas é ter que estar sempre carregando a minha cruz para seguir a Jesus.

Aos trinta e três anos, já desgastado pela vida intensa, sempre em busca de experiências fortes com Deus, comecei a ler um livro incomum: A História de David Brainer. Era o diário de um missionário, escrito sem a pretensão de tornar-se público. Porém veio a público as orações e aspirações de um missionário que viveu entre os índios canadense. Desejava a conversão daqueles índios, orava e buscava ser instrumento de Deus para que eles viessem a ser salvos.

Ao término daquela leitura, profundamente tocado, coloquei minha vida diante de Deus, meus talentos e tudo mais para servir em sua obra. Na madrugada daquele dia, levantei-me e Deus me abriu a mente para esse ministério: Gravar textos bíblicos em fitas cassetes. Todo o plano foi-me dado aos poucos. Não como algo misterioso, um anjo com trombeta ou coisa parecida. Aos poucos Deus foi revelando seu propósito para mim. Até hoje vejo sua mão direcionando nossos passos, acertando-os para que atinjamos o centro de Sua vontade.

O Plano

Desde aquela madrugada venho trabalhando para que esse ministério se torne uma realidade. Ao amanhecer, comecei a procurar algumas pessoas conhecidas que pudessem me ajudar. Fui percebendo como Deus aos poucos ia confirmando ser dEle este plano. As pessoas se tornavam receptivas tão logo tomavam conhecimento dos propósitos deste ministério. As portas foram sendo escancaradas, e o trabalho iniciou. O Plano era simples: Gravar textos bíblicos em fitas cassetes cuja reprodução fosse permitida. As fitas gravadas seriam trocadas com as pessoas por fitas virgens. A ênfase do ministério era que a Palavra de Deus se tornasse abundante como o ar que respiramos(e não pagamos nada por ele). O que havia em nosso coração era um desejo ardente de que as Bíblia fosse de fácil acesso a todas as pessoas.

Encontrávamos indignados pelo excesso de propaganda maliciosa que víamos nas bancas de revistas, nas telas de televisão, coisas horrorosas entrando em nossas casas e em nossas mentes, corrompendo nossos filhos, nosso povo, nossa gente.A Palavra de Deus precisa ser abundante, mais do que tudo nesse mundo.

Havia no nosso coração uma forte indignação por causa da proliferação das coisas do mal em detrimento das coisas de Deus. Como é fácil fazer o que é mal para com o Senhor. Como o Inimigo violenta nossa mente com suas sujeiras, suas barbaridades. E nós, como cordeiros, vamos sendo levados ao matadouro.

Isso tem que acabar um dia. Precisamos nos levantar contra isso. Agir de forma a proporcionar para nós e nossos filhos um fluir contínuo da Palavra de Deus. Nossa mente deve estar ocupada com a Justiça, a Bondade, o Amor, a Humildade, a Temperança e tudo o que Cristo nos deu gratuitamente. Será possível que teremos de agüentar esse mundo imundo sem que façamos alguma coisa? A Bíblia Falada é uma proposta à Igreja de Deus a que tome uma postura ofensiva contra a maldade que impera nesse mundo. Ao invés de ficarmos esperando o próximo programa infame que o mundo nos proporá, nós é que faremos o programa para que eles o sigam.

Iremos invadir casas, carros, hospitais, presídios, lojas, e todo ambiente, colocando, através de fitas cassetes, a Palavra de Deus, para ser ouvida, apreciada e praticada por todos.

Esta é nossa proposta. E queremos aperfeiçoa-la a cada dia. As fitas serão cada vez melhores, com histórias bíblicas para crianças, com músicas, com o que há de melhor. Seremos cada vez mais estimulados a fazer o bem, a praticar a Palavra que um dia marcou para sempre nossas vidas.

Após sete anos semeando a Palavra de Deus através de fitas cassetes, Deus nos abriu uma porta para gravá-la em Cds. A empresa atuava como varejista no ramo de produtos importados, vendidos ao preço único de R$1,99. Isso nos possibilitou mantermos as mesmas características do plano inicial, vendendo os Cds nesse preço, considerado preço simbólico, uma vez que o preço normal praticado para Cds é algo em torno de R$10,00.

Como um rio que corre para o mar

"Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha Palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva, e como gotas de água sobre a erva." Deut. 32:2-4 O que interessa a Deus é que a sua Palavra flua sobre a terra, como chuva, como orvalho, como um rio. Por que? Sua Palavra traz libertação ao cativo, traz vista aos cegos, traz luz , traz a vida em sua mais ampla manifestação. Ela é também espada de dois gumes: fere a quem a pronuncia e a quem a ouve. Assim é que nós também queremos: Ela é para nós mais desejável do que muito ouro depurado, e mais doce do que o mel e o destilar dos favos. Além disso, por ela somos admoestados pelo Senhor. Em guardar Sua Palavra há grande recompensa (Salmo 19).

Nosso trabalho será criar abundância de meios para que a Palavra seja propagada. Cada fita será como uma semente: um invólucro sem aparência, mas que conterá a energia de Deus, trazendo meios para a salvação, cura, libertação, consolo, alegria. Sim, cada fita poderá se transformar em outras tantas.

Os Semeadores

"Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e tendo crescido, secou, por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto clamou: quem tem ouvidos para ouvir, ouça." Lucas 8:5-8

Os semeadores são pessoas convidadas a darem sua força para que outras ouçam a Palavra de Deus. Queremos empregar toda nossa força, todos os nossos talentos na evangelização, em sua mais ampla concepção: espalhar coisas boas pelo mundo. Neste mundo em que a informação toma a maior importância no mercado, temos a certeza de estar trazendo a melhor e mais necessária informação para as pessoas deste mundo.

Na explicação de Jesus sobre esta parábola tiramos exemplos de sobra para o nosso ministério: Somos como aquele semeador: Não vamos jogando a semente como quem ladrilha, medindo onde elas vão cair. Caia onde cair, nos corações empedernidos,nas mentes espinhosas, nos descaminhos da vida, na alma sedenta. Se a semente não produzir frutos, produzirá efeitos.

Não sabemos qual semente dará fruto. Sabemos que cada semente, cada fita,cada CD terá dentro de si poder de Vida, e vida em abundância.

A semente será lançada. Só dependerá da pessoa que tiver ouvidos, ouvir a Palavra. Temos a certeza de que as próprias pedras clamarão, quando a semente cair nas pedras, e que uma coroa de espinhos será tecida quando a semente cair entre os homens-espinhos.

Permitida a Reprodução

Temos um compromisso eterno com Deus, e dele não abrimos mão. A reprodução das fitas da Bíblia Falada será sempre permitida. Isso tornará claro e transparente nosso principal objetivo: semear a Palavra, fazê-la frutificar, florescer, dar frutos, dar liberdade àquele que deseja que ela seja ouvida por outros. Não temos direitos sobre ela. Todos os direitos são reservados à expansão do Reino de Deus sobre a Terra. Não que tenhamos a pretensão de ser melhores do que os que não agem igual a nós. Trata-se de um compromisso. Desejamos ardentemente que um dia as televisões, os jornais, bancas de revistas, substituam as revistas pornográficas por boas novas, trazendo fotos e manchetes que inspirem a nós e a nossos filhos à prática do bem, trazendo-nos o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, louvável e virtuoso.

Na verdade, o que nós almejamos é que as pessoas se sintam não somente livres, mas intimadas a reproduzir as fitas da Bíblia Falada.

A Família

"Que os nossos filhos sejam, na sua mocidade, como plantas viçosas, e nossa filhas como pedras angulares, lavradas como coluna de palácio; que transbordem os nosso celeiros atulhados de toda a sorte de provisões; que os nossos rebanhos produzam a milhares, e a dezenas de milhares em nossos campos; que as nossas vacas andem pejadas, não lhes haja rotura, nem mau sucesso. Não haja gritos de lamento em nossas praças. Bem-aventurado o povo a quem assim sucede! SIM, BEM-AVENTURADO É O POVO CUJO DEUS É O SENHOR!" Salmo 144:12-15

O meu maior tesouro aqui na Terra é a minha família. Deus me agraciou com uma linda esposa e três lindos filhos. Não que nós sejamos tão especiais assim. Estou certo de que sua família é um grande tesouro para você. Mas digo isso por causa do mundo que tem relegado à família um plano inferior às demais coisas. Os valores estão postos, dentro de nós, em lugares errados. Alguns de nós dão mais importância ao trabalho que à família. Outros colocam a igreja em primeiro lugar. Outros, as riquezas. E assim os valores se perdem por estarem em lugares errados.

O nosso ministério é voltado para a família, a nossa primeira igreja. A escuta da Palavra nos tornará o elo familiar mais forte, nossos filhos crescerão em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Acontece que os nossos filhos são expostos dia e noite à informações erradas, compre isso, faça aquilo, tome atitudes como a atriz da novela tal, mensagens explícitas e ocultas, subliminares. E assim nossa sociedade vai tomando a cara do mundo dos artistas, um mundo cão, cheio de promiscuidade, de adultério, de inveja, de luxúria, e tudo o que tem a ver com a maldade.

Precisamos por um ponto final nessa história. Temos ou não temos na Bíblia a solução de Deus para os homens? Da maneira como nós temos comportado, parece que o evangelho não são tantas boas novas assim. Ora, quem não deseja ouvir coisas boa? Mas nós, que julgamos ter ouvido as boas notícias de Deus, gostamos mais de ouvir a mentira de Satanás, falada a todo instante pelos meios de comunicação. Basta.

A mente de nossos filhos deve encher-se de coisas, para que eles sejam homens e mulheres dignos, pessoas de caráter, de bem. O que eles têm aprendido é desobediência, fornicação, mentira, etc. O que desejamos é que as palavras da boca de nossos filhos, e o meditar de seu coração sejam agradáveis na presença de Deus. Amem. Conclusão O Ministério Bíblia Falada não foi dado a mim, mas a todo aquele que teve uma experiência de novo nascimento em Cristo, e que entenderam o Ide de Jesus. Se você é uma dessas pessoas, caminhe conosco. Apoie, ore, contribua de alguma forma para que outras pessoas ouçam a Palavra de Deus. Não somente através das fitas e CDs, mas das muitas formas e estratégias que Deus delegou a seus servos. Podemos alcançar pessoas para Cristo com os mais diferentes métodos propostos por Deus. E o Ministério Bíblia Falada é apenas um deles. O nosso desejo é servir a Deus, municiando a Igreja nessa tarefa de semear a boa semente da Palavra nos corações das pessoas. Se você sentir no coração o desejo de nos ajudar, faça seu pedido e nós enviaremos as fitas e CDs disponíveis até o momento. Que o Senhor abençoe abundantemente sua vida. Amem.

Produzido por iGuga © 2010. Todos os direitos reservados